Sou MaDame Lumière. Cinema é o meu Luxo.

"As revelações do ano são filmes que eu não tinha grandes expectativas de assistir,mas que me surpreenderam bastante como um ótimo en...

MaDame Retrospectiva - Top 10 Filmes Revelação - 2010


"As revelações do ano são filmes que eu não tinha grandes expectativas de assistir,mas que me surpreenderam bastante como um ótimo entretenimento. São as gratas supresas cinematográficas "






10 - Zumbilândia

"Nunca fui muito fã de filmes de zumbis, mas este trash funny movie tem uma ótima energia e sinergia no elenco, principalmente com o carisma nerd de Jesse Einseberg e o humor piadista de Woody Harrelson. Muito mais que um filme de zumbis, um filme sobre amizade em uma jornada pela sobrevivência."



9 - Machete

"Sou mais Tarantinesca do que Rodriguesca, e não sou tão adicta a filmes violentos, porém a mistura humor, violência, sedução, ação e heroísmo em Machete é pura adrenalina na veia cinéfila, além do nascimento de um herói latinoamericano que é 'feio pra caramba mas tem machete e não envia torpedos'."




8 - As melhores coisas do mundo
"Uma das melhores coisas do mundo é relembrar a minha juventude e perceber que os dramas adolescentes são dramas que encontram ressonância na vida adulta. Este longa-metragem é espontaneamente jovial e refrescante sem ser raso. Ele não escapa das verdades que os adultos também lidam, porque os relacionamentos da escola, família, amigos, etc estão lá juntamente com a nostalgia das melhores coisas do mundo."






7 - Kick Ass Quebrando tudo


"Um filme adaptado dos quadrinhos que virou uma sensação na minha primeira sessão. A resposta imediata foi: "Quero sair por aí chutando o traseiro de gente perversa pois eu também sou uma heroína". De personalidade cool, o longa metragem tem trilha sonora contagiante, um senso de humor divertido, uma hit Girl poderosa, um Kick Ass que é um herói comum como todos nós, além de momentos emocionantes de uma relação pai e filha."





6 - Mary e Max - uma amizade diferente

"É uma daquelas animações bem adultas e melancólicas que põe o dedo nas feridas da alma humana. Aquelas que são mantidas escondidas na solidão do quarto vazio, disfarçadas pela vida neurótica. Aqui elas são desabafadas através de uma bela amizade e, embora seja um processo doloroso, ele também é transformador. É um filme que dialogou comigo, na mais bela espontaneidade e lúcida aceitação."





5 - Coração Louco

"Mesmo que Jeff Bridges ganhou o Oscar 2010 de melhor ator principal por esta atuação, Coração Louco não estava no meu radar. Após assistí-lo, percebi que seria loucura não assistir a este Coração poético que expressa a alma do bom Cinema. A música fala pelo ator, o ator fala pelo filme e, assim, eles se agregam em uma fascinante história sobre a solidão e a redenção de um homem fracassado."





4 - O mensageiro


"Filmes que usam o contexto da guerra nunca me apeteceram muito a ponto de se tornarem os meus favoritos, mas este aqui tem uma mensagem diferente que está acima dos desdobramentos psíquicos de homens que a serviram. Ele expõe a dor dos que ficam em casa aguardando a volta dos seus entes queridos e de como este processo também afeta a vida dos mensageiros com velhos fantasmas da guerra. É um longa metragem que me fez refletir sobre a dor da perda, afinal, também perdemos um pouco de nós nas nossas guerras com o mundo e com nós mesmos."





3 - Como treinar o seu dragão


"Uma animação comovente e bem elaborada que encanta e emociona pela aventura, pela amizade, pelo amor e, principalmente, pela lealdade que tem sido tão rara na humanidade. Definitivamente, uma das minhas melhores gratas surpresas cinematográficas porque se torna muito mais do que uma mera animação, ela abre o olhar para mudarmos o nosso próprio olhar sobre os outros. Abaixo preconceitos e julgamentos equivocados, sempre há uma beleza interior além das aparências, sempre há a chance para uma conexão."






2 - Tropa de Elite 2


" Surpreendeu-me a cada cena a ponto de eu dizer: Parabéns Padilha, que direção e roteiro! Que olhar e fluidez fílmica! Que elenco! Não há dúvidas que ele é um admirável diretor desde o primeiro filme, mas em Tropa de Elite 2, ele se supera. O contexto sócio-político da película dialoga com as minhas queixas e preocupações de cidadã Brasileira e, com isso, o filme é vivo, engajado, contemporâneo. Devo dizer que meu deleite cinéfilo é notar que tudo foi escancarado e as máscaras caíram."




1 - Copia Fiel

"Um filme tão fluído e envolvente que me levou a observar uma discussão de relação que nem eu mesmo tenho certeza se o relacionamento é original ou uma cópia fiel, mas isso pouco importa porque Copia Fiel é uma autêntica jornada a uma DR que foge do convencional e mergulha no que naturalmente vêm à tona. É como aquelas raras conversas que consigo ter com raras pessoas. Nisso reside a beleza deste longa-metragem na qual o tempo existe em sua mais perfeita atemporalidade e, com ele, coexisto em sintonia com o diálogo deste casal."

6 comentários:

  1. Pra mim, dos que consigui conferir, o melhor foi Mary & Max, esta animação me surpreendeu positivamente. Muito bom, adorei o teor melancólico que o filme possui!

    Ok, eu preciso conferir urgentemente Copia Fiel (e Machete que faz tempo que estou ansiando...)

    Beijos, Madame :)

    ResponderExcluir
  2. OLÁ Dietrich!!!
    Voltei para buscar um pouco de açúcar.
    Esta lista está muito bem selecionada para os filmes revelação. AS Melhores Coisas do Mundo já tinha um Q de qualidade visto os trabalhos da diretora Bodansky. Para mim nem foi revelação, que o filme seria ótimo.

    Quanto ao filme-pipoca, simplesmente me surpreeendeu KICK ASS e Zumbilândia no que apresentavam os trailers e os cartazes. Grata surpresa.

    BJS.
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  3. Madameee...

    Se eu te contar que dentre os 10 assisti apenas Tropa de Elite 2 tu acredtia????

    Pois pior que é verdade!!!

    Ainda que posso conferir na locadora, mas tive muitas faltas no cinema esse ano que passou! Algumas eu me condeno, pq não fui assistir Toy Story 3, só pude ver em casa!!!

    Bom... pra não passar em branco, mesmo assistindo somente 10% da tua lista... acho que foi uma boa seleção!!! rsrs

    Beijão e bom domingo!!!

    Ah... vou te mandar um e-mail entre hoje ou amanhão sobre o blog!!! Não te assusta!! Eu vou parar de te incomodar!!! rsrs

    ResponderExcluir
  4. Não assisti a cinco filmes de sua lista e não sei, sinceramente, se consideraria "Tropa de Elite 2" um filme revelação! :)

    ResponderExcluir
  5. Gostei da lista, apesar de não ter visto muitos filmes dai. Meu favorito é "As Melhores Coisas do Mundo", seguido de "O Mensageiro" e "Como Treinar o Seu Dragão".

    Beijos! ;)

    ResponderExcluir
  6. Excelente lista madame. Como de hábito, de muito bom gosto. Ainda (momento Oh my god!)não vi Cópia fiel, mas as expectativas são grandes.
    Beijos

    ResponderExcluir

Caro (a) leitor(a)

Obrigada pelo seu interesse em comentar no MaDame Lumiére. Sua participação é muito importante para trocarmos percepções e opiniões sobre a fascinante Sétima Arte.

Madame Lumière é um blog engajado e democrático, logo você é livre para elogiar ou criticar o filme assim como qualquer comentário dentro do assunto cinema e audiovisual.

No entanto, não serão aprovadas mensagens que insultem, difamem ou desrespeitem a autora do blog assim como qualquer ataque pessoal ofensivo a leitores do blog e suas opiniões. Também não serão aceitos comentários com propósitos propagandistas, obscenos, persecutórios, racistas, etc.

Caso não concorde com a opinião cinéfila de alguém, saiba como respondê-la educadamente, de forma a todos aprenderem juntos com esta magnífica arte. Opiniões distintas são bem vindas e enriquecem a discussão.

Saudações cinéfilas,

Cristiane Costa, MaDame Lumière