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Imperdíveis dicas  streaming  MaDame Lumière  Por  Cristiane Costa ,  Editora e blogueira crítica de Cinema, e specialista em Com...

A Casa do Medo - Incidente em Ghostland (2018)




Imperdíveis dicas streaming MaDame Lumière 


Por Cristiane Costa,  Editora e blogueira crítica de Cinema, especialista em Comunicação




Não tem sido comum encontrar um bom filme de horror, levando em conta que o gênero em si não está sendo muito renovado tanto em roteiro como em direção, entretanto, pode-se dizer que o diretor e roteirista Francês Pascal Laugier desperta o interesse nessa seara, principalmente desde o impacto de Mártires (Martyrs, 2008) na audiência.


Em direção de longas, ele demorou de executar um novo trabalho. Seu último foi lançado em 2012 (Homem das Sombras). Com o mais recente, A Casa do Medo - Incidente em Ghostland (Ghostland, 2018), Laugier mistura imaginação e realidade em um drama familiar centrada no lar de uma família que herda uma casa. O filme obteve vários prêmios no Festival de Cinema Fantástico Gérardmer, incluindo o grande prêmio como melhor longa.

Pauline (Mylène Farmer) recebe uma casa bem antiga e estranha como herança da tia. Leva suas filhas Vera (Taylor Hickson e Anastacia Phillips) e Beth (Emilia Jones e Crystal Reed) para viver no local. A casa é invadida por dois violentos estranhos que iniciam ataques à família e mantêm as duas garotas no cativeiro impondo diversos abusos físicos e psicológicos e transformando o cenário em uma nauseante tortura. Uma delas, Beth, que admira o escritor  de horror, H. P. Lovecraft, tem episódios que mesclam as dimensões da ficção e da realidade, e a história se torna mais perturbadora.







É um filme que apresenta uma boa premissa ao desenvolver um estranhamento temporal em virtude das fronteiras entre imaginação e realismo, entre presente e memória,  entre Literatura e Cinema. Em diversos momentos, a história joga com essa perturbação cronológica, dando a entender que o trauma foi vivenciado e,  agora Beth está em um mundo adulto como uma escritora de horror bem sucedida, casada e com filhos. Por outro lado, o público é levado a vivenciar os horrores da tortura dos dois agressores. Com bastante visceralidade e violência, eles tratam as garotas como prisioneiras, como bonecas humanas assediadas por um pedófilo ogro, aterrador e escroto.

As referências cinematográficas de sequestro, cativeiro, casa antiga e mal assombrada, bonecas assustadoras, psicopatas e monstros humanos, entre outras, são trazidas para a obra com muita facilidade pelo roteirista e diretor, demonstrando que ele domina esses aspectos e é um amante do gênero. Ele também consegue criar uma atmosfera dramática que traz o medo, a culpa, o luto, o desespero,  o afeto e a superação.





Certamente, o que diferencia este filme é a forma como ele dirige estas dimensões entre imaginação e realismo, servindo-se também de um controle de cena com relação à tortura imposta às personagens jovens e femininas. Laugier utiliza uma violência bastante visceral em certos enquadramentos, com boa utilização dos recursos mesmo em um ambiente claustrofóbico. Ele explora bem close-ups, planos detalhe, sombras e uso de som com forte impacto no ambiente. A intencionalidade da direção é bem madura nos aspectos de  decupagem e câmera e não se esquece da dimensão da humanidade e laços familiares que motivam a esperança e a sobrevivência.


Como boa parte dos últimos filmes de horror, A Casa do Medo - Incidente em Ghostland  ainda peca em roteiro e enfatiza mais a violência visual do que propriamente a violência que abunda de conflitos, diálogos e twists dramáticos; dessa forma, se situa em uma perspectiva ampla como um filme mediano porém bem executado na direção. Nesse sentido, fica mais evidente que Pascal Laugier é um ótimo diretor do gênero e vale a pena ser notado e prestigiado pela sua obra.






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