Por Cristiane Costa , blogueira crítica de Cinema e especialista em Comunicação. Acompanhe novidades e seleção de filmes #MadameLu...

Mostra SP 2018 : Filmes do mundo e nossa própria história



Por Cristiane Costa, blogueira crítica de Cinema e especialista em Comunicação.

Acompanhe novidades e seleção de filmes #MadameLumière da 42ª Mostra SP 




A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo que acontece de 18 a 31 de Outubro na capital Paulista é um evento fundamental no calendário cultural do Brasil e, mesmo com os desafios contínuos para o Cinema, audiovisual e produção de culturas no país, esse é um momento de luta e resistência pelas Artes em um cenário sócio-econômico e político instável e polarizante.


Costumeiramente, para a construção coletiva da crítica e da reflexão sobre o mundo e as pessoas, a Mostra SP e suas múltiplas visões do Cinema é uma preciosa questão de exercício da cidadania. Isso vem ao encontro à Renata Almeida, mulher de fibra e diretora da Mostra,  que reafirma que sua prioridade é o público. Ela se preocupa com o público e o alcance da Mostra para as pessoas. Em um mundo tão caótico e diverso, em constante embate mas também de busca por afetividades, é mais do que bem vindo acessar uma Mostra SP que possibilita olhar a nós mesmos e o outro.


Nesse cenário, o próprio cartaz da 42ª Mostra, assinado pela artista multimídia norte-americana Laurie Anderson, traz uma inspiração e uma brecha para a autocrítica e transformação. Segundo ela, o pôster mostra " um espaço feito de palavras e imagens de palavras - é como caminhar para dentro de uma história e se tornar parte dela. É uma maneira de você poder andar dentro de livros e filmes e deixar eles serem parte de sua própria história".

Esse ano,  Laurie Anderson e sua premiada instalação em realidade virtual "Chalkroom" (quarto de giz), ganhadora de prêmio melhor VR no Festival de Veneza 2017,  estão presentes na Mostra e  vem a inspirar o público a um percurso pelo cinema, histórias e tecnologia, temas tão presentes no cotidiano.


Presente no novo Cinesesc Anexo, com cenografia assinada por Daniela Thomas e Felipe Tassara, a instalação apresenta uma enorme estrutura que são formadas por palavras, no qual sugerem "desenhos e histórias fraturadas vagam pelo ar, se formam, se desfazem e são recriadas como se fossem inscrições de giz em uma lousa".


Com um trabalho de realidade virtual que se funde com a realidade, a contemplação e  o despertar crítico que o Cinema e as histórias  nos provocam, que a 42ª edição da Mostra SP nos faça refletir sobre a nossa própria história, através de outras realidades e pessoas.



Programação no site : http://42.mostra.org/br/home/
Aplicativo : Mostra Internacional de Cinema de São Paulo 


0 comments:

Caro(a) leitor(a)

Obrigada por seu interesse em comentar no MaDame Lumière. Sua participação é essencial para trocarmos percepções sobre a fascinante Sétima Arte.

Este é um espaço democrático e aberto ao diálogo. Você é livre para elogiar, criticar e compartilhar opiniões sobre cinema e audiovisual.

Não serão aprovados comentários com insultos, difamações, ataques pessoais, linguagem ofensiva, conteúdo racista, obsceno, propagandista ou persecutório, seja à autora ou aos demais leitores.

Discordar faz parte do debate, desde que com respeito. Opiniões diferentes são bem-vindas e enriquecem a conversa.

Saudações cinéfilas

Cristiane Costa, MaDame Lumière

Pesquisar este blog

Críticas mais Visitadas (Última Semana)