Sou MaDame Lumière. Cinema é o meu Luxo.

SP Cine, Petrobrás, SESC, SMC e demais parceiros. Outubro/2018 Por  Cristiane Costa , blogueira crítica de Cinema e especialis...

Mostra SP 2018 : O que esperar?



SP Cine, Petrobrás, SESC, SMC e demais parceiros. Outubro/2018



Por Cristiane Costa, blogueira crítica de Cinema e especialista em Comunicação.


Acompanhe novidades e seleção de filmes #MadameLumière da 42ª Mostra SP







"Meu primeiro lugar é o público (Renata Almeida, Diretora da Mostra SP)


A Mostra SP e sua rica programação com novos diretores, perspectivas contemporâneas, apresentações especiais, master classes, entre outros, apresenta um grande e recorrente desafio a qualquer cinéfilo ou curioso por Cinema: Por onde começar? O que esperar dela?


Já sabemos que há cinema para todos os gostos, mas antes mesmo de iniciar a apaixonante jornada de cultura, formação e diversão, é importante observar quais as principais mensagens e avanços que uma Mostra internacional de São Paulo tem. Tal reflexão também é um ato intrínseco à exploração e promoção das amplas possibilidades que o Cinema e o audiovisual nos traz, tanto na perspectiva de desenvolvimento como a de desafios.


Dentre as principais, a instalação Chalkroom da artista multimídia Laurie Anderson, montada no anexo do Cinesesc e que permanecerá por dois meses, reflete a relação entre tecnologia e audiovisual, além da potencialidade de cada um se abrir e construir narrativas pessoais e coletivas. 





"Mostra é um lugar que pessoas podem pensar, discutir e não ser apedrejadas por isso" (Renata Almeida)


Nesse ponto, além da contribuição do SESC para a itinerância da Mostra em outras cidades, a sua  função cultural (e social) tem aberto parcerias que vão além da missão de exibição, agora muito mais, está em desenvolver a linguagem cinematográfica em toda sua potência e ampliar outros espaços que fortaleçam a aproximação entre o público e o Cinema. 


Outro importante aspecto da Mostra SP é oferecer um espaço de diálogo e desenvolvimento aos profissionais e talentos do audiovisual. Para isso, esse ano  a Mostra apresenta o Mercado de Ideias Audiovisuais, no qual podem discutir as oportunidades, desafios e evolução do setor.  Esse espaço também possibilita fóruns de discussão de temas atuais como o crescimento das plataformas de streaming e como viabilizar e garantir espaços para a distribuição da produção independente nesses canais.


SP Cine, Secretaria Municipal de Cultura e demais patrocinadores contribuem com esse fomento ao audiovisual, com parcerias e aproximação de profissionais brasileiros e estrangeiros para sessões de pitching, para a elaboração e gestão de projetos factíveis e demais parcerias que sejam férteis para viabilizar ideias e transformá-las em ações palpáveis e inclusivas.




ASSUNTO DE FAMÍLIA, DE HIROKAZU KORE-EDA, NA PERSPECTIVA INTERNACIONAL



Com relação à programação gigantesca de cada Mostra, além da premiação Petrobrás que contempla os melhores documentários e longas brasileiros na Mostra, cabe destacar aqui alguns filmes e reconhecimentos que merecem ser prestigiados:

  •  A apresentação do filme "A caixa de Pandora", de George Wilhelm Pabst, em 27 de Outubro, às 19 h, no Ibirapuera.  Com apresentação da Orquestra Jazz Sinfônica, o filme traz a musa Louise Brooks, em um marco para o cinema voltado às liberdades identitárias e sexuais.

  • O filme vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes,  "Assunto de família", do grande mestre Hirokazu Kore-eda se destaca como  prêmio humanidade da Mostra. Com foco no drama familiar, temática recorrente no cinema do diretor, o filme é uma comovente história do que é a família e leva à reflexão desse significado.

  • Novo filme de Lars von Trier, "A casa que Jack Construiu" , tem um foco na historia de um assassino em série. Na programação, a filmografia do diretor será exibida com importantes obras como "Europa", "Ondas do destino" e "Elemento de um crime".



                                                                               asas do desejo, de WIM WENDERS



  • Restaurações imperdíveis estão contempladas, entre eles, destaque para os clássicos Brasileiros "Pixote: a lei do mais fraco" (Hector Babenco), O bandido da luz vermelha (Rogério Sganzerla), Central do Brasil (Walter Salles)  e os alemães "A caixa de Pandora" (George Wilhelm Pabst) e Asas do desejo (Wim Wenders). 

  • Parceria com Instituto Goethe e outras organizações alemãs vai viabilizar a exibição de Oito Horas não são um dia, clássico sobre operários do grande Rainer Werner Fassbinder.

  • Cineasta cultuado na programação das Mostras anteriores,  Amos Gitai terá o seu "Um trem em Jerusalém" exibido, assim como outros filmes que trabalham a relação  entre Israel e Palestina, seus fragmentos, conflitos e reconciliações.

  • Em comemoração ao centenário de Nelson Mandela, a Mostra exibe o documentário "O Estado contra Mandela e os outros" , de Nicolas Champeaux e Gilles Porte, que aborda os conflitos dos tribunais na África do Sul.



                                                 3 Faces, drama familiar de  JAFAR PANAHI


  • Premiado como melhor roteiro no Festival de Cannes, 3 FACES,  filme de Jafar Panahi se volta a mostrar os mistérios dos problemas de uma menina  que é impedida de prosseguir nos estudos no Irã. Panahi é um diretor que sofre as consequências totalitárias de seu país, que tenta silenciá-lo, entretanto, mais uma vez ele tem voz e é celebrado na Mostra SP com seu Cinema que aborda mulheres e liberdade.


Programação no site : http://42.mostra.org/br/home/
Aplicativo : Mostra Internacional de Cinema de São Paulo 

Foto coletiva: Madame Lumière via coletiva de imprensa Mostra SP 2018. Registros de Outubro/2018.


0 comentários:

Caro (a) leitor(a)

Obrigada pelo seu interesse em comentar no MaDame Lumiére. Sua participação é muito importante para trocarmos percepções e opiniões sobre a fascinante Sétima Arte.

Madame Lumière é um blog engajado e democrático, logo você é livre para elogiar ou criticar o filme assim como qualquer comentário dentro do assunto cinema e audiovisual.

No entanto, não serão aprovadas mensagens que insultem, difamem ou desrespeitem a autora do blog assim como qualquer ataque pessoal ofensivo a leitores do blog e suas opiniões. Também não serão aceitos comentários com propósitos propagandistas, obscenos, persecutórios, racistas, etc.

Caso não concorde com a opinião cinéfila de alguém, saiba como respondê-la educadamente, de forma a todos aprenderem juntos com esta magnífica arte. Opiniões distintas são bem vindas e enriquecem a discussão.

Saudações cinéfilas,

Cristiane Costa, MaDame Lumière