Sou MaDame Lumière. Cinema é o meu Luxo.

"Julinha, larga a pizza e coma framboesas" "As decepções cinematográficas do ano são filmes que tinham potencial para serem m...

MaDame Retrospectiva - Top 10 Filmes Decepções Cinematográficas - 2010

"Julinha, larga a pizza e coma framboesas"


"As decepções cinematográficas do ano são filmes que tinham potencial para serem melhores produções, porém fracassaram muito em comparação às expectativas."




10 - Alice no país das maravilhas, Alice in Wonderland

"Para conceber um clássico renomado da literatura mundial não basta somente recriar um universo de fantasia através do figurino, da maquiagem e da cenografia, é exigido um bom roteiro para dar vida ao lúdico e à profundidade metafórica dos ensinamentos desta obra. O filme deixa de ser envolvente, de projetar o expectador para o mundo de Alice, portanto, uma narrativa que já peca no seu teor emotivo."





9 - Robin Hood, Robin Hood

"Nem a parceria de Ridley Scott e Russell Crowe nem o talento de Cate Blanchet colocaram o clássico príncipe dos ladrões, herói do povo em uma posição privilegiada na sétima arte. O épico é mediano, com um roteiro previsível e sem o envolvimento da ação, assim como uma direção que provoca um dejá vu cinematográfico quando avaliadas obras semelhantes."





8 - Nine, Nine

"Já era sabido que recriar a atmosfera clássica e musical de 8 1/2 de Fellini exigiria um roteiro sofisticado e apaixonante. O argumento é bem abaixo da média e não explora ao máximo o time seleto de sensuais beldades e um Daniel Day Lewis competente neste elenco estelar. Nine se torna um lugar comum no qual nem o poder da música salva o longa-metragem."





7 - O Lobisomen, The Wolfman

"A vantagem de recriar na tela grande histórias clássicas da mitologia de vampiros e lobisomens é que há espaço para explorar as referências históricas, míticas e sociais que os transformaram em mitos, e principalmente, sua relação existencial com o fato de ser uma aberração fantasiosa tomada por uma inevitável solidão. Este se perdeu no roteiro e não utilizou elementos relevantes na ação, no drama, no horror, na fantasia e no romance que o potencializaria como um filme mito.





6 - Sex and the city 2, Sex and the City 2

"Sex and the city 2 não tinha muita coisa para contar após várias temporadas do seriado e um longa metragem de estreia, salvo dar continuidade aos dilemas da maturidade das encantadoras amigas de longa data. O problema aqui foi o exagero e, tudo que é over tem efeitos drásticos no Cinema. A fita se arrasta no tempo: Elas viajam para o Oriente Médio e tiram do foco uma das melhores personagem da série : Nova York; usam figurinos extravagantes, continuam problemáticas."





5 - Eclipse, The Twilight Saga - Eclipse

"A adaptação de Eclipse deixou de abordar um dos melhores livros da série. Detalhes que fariam a diferença foram cortados. Mesmo com uma aura mais sombria, um diretor talentoso e um elenco mais maduro, Eclipse continou dando voltas no relacionamento de Bella e Edward, enfocou um triângulo amoroso que não se desenvolve na narrativa, e apresentou um roteiro ineficaz que falha e reflete a redundância do início e do fim do longa-metragem."





4 - Comer, Rezar, Amar, Eat, Pray, Love

"Sob o ponto de vista da persepectiva do feminino, um best-seller ligeiro que poderia render um bom filme, afinal a maioria das mulheres busca encontrar a essência de seu eu, a verdadeira harmonia física, espiritual e afetiva que as fará felizes, no entanto nem o carisma de Julia Roberts fez deste um filme regular. Um roteiro que se extende demais no tempo de fita, e com isso deixa de amarrar o olhar e as emoções. Coloca James Franco e Javier Bardem em papéis menores e descartáveis os quais ridicularizam os talentos dos atores."





3 - Caçador de recompensas,The Bounty Hunter

"No ano das comédias de ação que colocaram casais bonitos e sexy entre beijos, tiros, brigas e perseguições, Jennifer Aniston e Gerard Butler se deram mal. Um roteiro fraquíssimo, um Butler estereotipado como bonachão e cafajeste, uma sarada Aniston subutilizada em seu papel. Mais um entretenimento ligeiro no qual o casal briga durante quase toda a fita, se envolve em cenas de ação toscas e faz as pazes no final."





2 - Par Perfeito, Killers

"Este filme foi uma das maiores decepções porque o roteiro inexiste, o que indica um desperdício da carismática Katherine Heigl. O casal é bonito, só resta contemplá-los e pensar sobre a incógnita questão: 'Como o par perfeito se envolveu em um filme com roteiro tão imperfeito? A forma como as cenas de ação são desenvolvidas são meramente lineares e irregulares, sem a noção de ressaltar o envolvimento da história, do elenco, de um propósito maior que é contar a relação do "par perfeito" atuando em uma comédia de ação."




1 - Fúria de Titãs, Clash of Titans

"O mico do ano é o remake de Fúria de Titãs. O início do desastre começa ao realizar uma campanha de divulgação que a "fúria começa em 3D". Eles não estavam errados, a fúria do expectador começaria com o 3 D pois é exatamente este recurso que destrói o filme. Na urgência capitalista de ter um produto 3 D, o longa-metragem foi pós-produzido e todo retalhado nesta tecnologia, o resultado desastroso é um filme com falhas técnicas, como iluminação escura, erros de montagem e efeitos visuais abaixo da média do 2D."

11 comentários:

  1. Furia de Titãs foi mesmo o fiasco do ano. Homem de Ferro 2 não me agradou também. Ultimo Mestre do Ar, Piranha e Salt também mereciam uma citação. hahahaha

    Criar expectativas é sempre perigoso... :(
    Estou assim com PANICO 4 e vários filmes que entram em 2011... espero me enganar.

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem. Conferi poucos dos citados, rs
    Nine eu assisti no cinema e odiei, mas esto com vontade de coferir mais uma vez, para ter uma melhor opinião sobre o filme.

    Ah madame, depois de ter visto 'Eclipse' posso dizer que esta é uma das piores sagas já feitas por hollywood, é realmente lastimável!

    Prefiro nem comentar sobre 'Alice in Wonderland' ainda mais quando percebo a grade chance que Buton tinha em mãos.

    Ótima lista de piores, rsrsrs

    Bjão!

    ResponderExcluir
  3. Ótimas críticas em pílulas dos framboesas do ano. Apesar de não concordar com você quanto a Comer, rezar, amar, Robin Hood e O Lobisomem.

    2010 foi um ano maravilhoso no cinema, mas também tivemos mais um capítulo da saga Crepúsculo, um musical péssimo que não chega nem ao DEZ, um épico esdrúxulo com um astro de um tal AVATAR e umas mulheres de Nova York mais cafonas e travestidas do que nunca! Ufa, rs! E o que dizer da maior decepção do ano: a fita colorida de Tim Burton? Enfim, minha Dietrich disse tudo!

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Concordo com 6 filmes da sua lista. No resto (Par Perfeito, Caçador de Recompensas, Comer Rezar e Amar e Alice no País das Maravilhas), não acho que foram filmes que decepcionaram.

    ResponderExcluir
  5. Lindo blog! sempre faço uso dele, mas comento pouco... promento participar mais!

    parabens!!

    ResponderExcluir
  6. Não colocaria Nine na lista de decepções.É um belo filme. Outras produções como Caçador de recompensas e Eclipse cumpriram, no meu ver, o que prometiam. Agora, quanto aos outros, não me atrevo contrargumentar!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Não concordo com Robin Hood e Nine (acho que eu fui o único que gostou do filme!). Colocaria o último mestre do ar e Salt no lugar desses. E o tal de Skyline, que de espetacular só tem o trailer?

    cultura na web:
    http://culturaexmachina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Ganhou um selo Madam Dietrich!

    Bjs.
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  9. Madame, tem um selinho pro teu blog no meu. Depois dá uma passadinha lá: cinegrafia.blogspot.com

    []s

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Mto boa sua lista. Sinceramente, Alice foi uma decepção pra lá de gigante pra mim, que sempre botava Tim Burton no topo dos meus diretores preferidos. Odiei tudo, desde o mainstream que fizeram (todo mundo acha lindo os personagens bizarros de tim, ai chegou num ponto que cansou) até a ausencia completa de historia. Mto fraco.

    Furia de Titas é estragar uma boa ideia ne? Considerando ser um remake deveriam ser melhor. E nao somente no quesito tecnologia. Hollywood parece nao entender que o cinema atual nao consiste só disso. É uma historia tao bacana, com conteudo de um tema super interessante e foi meio que disperdiçado...

    Posso adicionar teu blog no meu blogrol? =)

    Bjo!

    Natalia Xavier

    ResponderExcluir
  11. Da lista, a maior decepção para mim foi "Nine". Tinha tudo para ser inesquecível, mas acabou se tornando um filme carnavalesco. rsrs.

    Beijos! ;)

    ResponderExcluir

Caro (a) leitor(a)

Obrigada pelo seu interesse em comentar no MaDame Lumiére. Sua participação é muito importante para trocarmos percepções e opiniões sobre a fascinante Sétima Arte.

Madame Lumière é um blog engajado e democrático, logo você é livre para elogiar ou criticar o filme assim como qualquer comentário dentro do assunto cinema e audiovisual.

No entanto, não serão aprovadas mensagens que insultem, difamem ou desrespeitem a autora do blog assim como qualquer ataque pessoal ofensivo a leitores do blog e suas opiniões. Também não serão aceitos comentários com propósitos propagandistas, obscenos, persecutórios, racistas, etc.

Caso não concorde com a opinião cinéfila de alguém, saiba como respondê-la educadamente, de forma a todos aprenderem juntos com esta magnífica arte. Opiniões distintas são bem vindas e enriquecem a discussão.

Saudações cinéfilas,

Cristiane Costa, MaDame Lumière