Sou MaDame Lumière. Cinema é o meu Luxo.

Nina Hoss, uma atriz excepcional no CineMundi @Filme Das Vorspiel [Seleção CineMundi 2020] por MaDame Lumière Filmes não americ...

[Seleção CineMundi 2020] - 10 lançamentos imperdíveis





Nina Hoss, uma atriz excepcional no CineMundi
@Filme Das Vorspiel


[Seleção CineMundi 2020] por MaDame Lumière

Filmes não americanos e enfocados em realizadores de cinema independente e/ou de autor para você explorar novas cinematografias, temáticas e emoções 


Por Cristiane Costa,  Editora e blogueira crítica de Cinema, especialista em Comunicação





Mulher (Woman, 2019)
Diretora: Yann-Arthus Bertrand e Anastasia Mikova
País: França
Distribuição no Brasil: Imovision
Lançamento nos cinemas :  12 de março de 2020





Por que você deve assistí-lo?  O documentário Mulher chega em boa hora, na comemoração do mês das mulheres, e em um contexto global no qual as mulheres continuam reivindicando seus direitos e liberdades. Parte de um projeto que deu voz a 2000 mulheres em 50 países e realizado por um dos diretores mais experientes em documentários com temas centrais, esplendidamente bem fotografados e narrados: "Humano", "Terra" , "Home", o filme chega para emoções genuínas mas também para sensibilizar para a resistência na contínua luta das mulheres.








Tel Aviv em Chamas (Tel Aviv on fire, 2018)
Diretor: Sameh Zoabi
País: Israel
Distribuição no Brasil: Pandora filmes
Lançamento nos Cinemas: 19 de Março de 2020



Por que você deve assistí-lo? O filme utiliza a TV e a ficção folhetinesca para abordar o conflito Israel - Palestina com suavidade e humor, aproximando um roteirista palestino e um soldado Israelense através dos rumos de uma novela. Muito mais do que uma comédia, o filme desperta o interesse pois mantém uma proposta de humor com afetos, o que desconstrói a violência dos conflitos reais que atravessam a História.








Quarto 212 (On a magical night, 2019)
Diretor: Christophe Honoré
País: França
Distribuição no Brasil: Imovision


Por que você deve assistí-lo?  Uma proposta refrescante de comédia romântica com uma atuação esplêndida de Ciara Mastroiani, o que lhe rendeu o prêmio de melhor atriz na Mostra Un Certain Regard no Festival de Cannes 2019. No roteiro, uma separação após 20 anos de casamento e a mudança da esposa para um quarto de hotel. O filme atrai por trazer um diretor clássico que adora falar sobre o amor e, desta vez, traz pitadas de cinema fantástico e diálogos dinâmicos e divertidos. 





O roubo do século (El robo del siglo/ The Heist of the century, 2020)
Diretor: Ariel Winograd
País: Argentina
Distribuição no Brasil: Warner Bros Pictures
Lançamento nos Cinemas: 26 de Março de 2020


Por que você deve assistí-lo?  Inspirado no roubo ao banco Rio de Acassuso, ocorrido em 2006, o longa traz um dos melhores e mais críveis atores do cinema Argentino, Guillermo Francella, além de um elenco sólido para uma narrativa que o grande clímax é dado pelo roubo ao banco. Uma aposta Argentina que certamente reúne bons atores com uma narrativa mais "comercial" que se aproxima de um blockbuster sólido com a marca diferenciada do Cinema Latino Americano.





Transtorno Explosivo (System Chrasher, 2019)
Diretora: Nora Fingscheidt
País: Alemanha
Distribuição no Brasil: Imovision
Lançamento nos cinemas : 26 de Março 

Por que você deve assistí-lo?  Um filme que reúne elementos do cinema social com uma perspectiva mais pessoal e autoral da diretora, sendo seu primeiro longa metragem. A criança que apresenta fúria em um contexto degradante de abandono infantil impacta todos ao redor, e apresenta um filme devastador sobre como a infância é tratada. Prêmio de melhor filme pelo júri da Mostra SP (43ª edição) como destaque.






A professora de Violino (Das Vorspiel/ The Audition, 2019)
Diretora: Ina Weisse
País: Alemanha
Distribuição no Brasil: Supo Mungam
Lançamento nos cinemas :  (2020, acompanhe as redes sociais)


Por que você deve assistí-lo? Nina Hoss, uma das melhores atrizes do Cinema Alemão, reconhecida pelos filmes dirigidos por Christian Pezold, ganhou o prêmio de melhor atriz do Festival de Sebastián. Ela realiza o papel de uma professora de violino intensa e determinada ao sucesso de seu aluno, enquanto outras áreas da vida dela também começam a entrar em crise.





O Caso Collini (Der Fall Collini/ The Collini Case, 2019)
Diretor: Marco Kreuzpaintner
País: Alemanha
Distribuição no Brasil: A2 Filmes
Lançamento nos cinemas :  (2020, acompanhe as redes sociais)


Por que você deve assistí-lo?  Um filme sobre o primeiro caso de um advogado sem experiência. Tem Franco Nero no elenco e potencial para entregar um bom drama de tribunal, reunindo drama, thriller e diversão. Na contramão do Cinema Alemão mais independente, criterioso e polêmico,  o longa concilia um entretenimento  mais "comercial", o que desperta a curiosidade em ver um caso em outro idioma diferente do inglês.






Nossas mães (Nuestras madres, 2019)
Diretor: César Díaz
País: Guatemala
Distribuição no Brasil: Supo Mungam
Lançamento nos cinemas :  (2020, acompanhe as redes sociais)




Por que você deve assistí-lo?  A ficção é baseada na guerra civil na Guatemala (2013) e traz elementos de memória, identidade, força familiar e perdão. Oferece também uma perspectiva e "percurso documental", considerando que o desaparecimento de pessoas, o silêncio e suas devastadoras lacunas e o encontro de ossadas é uma constante e dolorosa dinâmica destes filmes.





O Orfanato (Parwareshghah, 2019)
Diretor: Shahrbanoo Sadat
País: Afeganistão
Distribuição no Brasil: Supo Mungam
Lançamento nos cinemas :  (2020, acompanhe as redes sociais)


Por que você deve assistí-lo?  Um longa que apresenta o cotidiano de um orfanato pro soviético em um contexto de oriente médio, no Afeganistão. A partir desse roteiro e de um jovem que tem sonhos com Bollywood como ponto central, o diretor narra as tensões sociais, políticas e existenciais em um dos países mais culturalmente rígidos do mundo.





Son-mother (2019)
Diretora: Mahnaz Mohammadi
País: Irã
Distribuição no Brasil: Imovision
Lançamento nos cinemas :  (2020, acompanhe as redes sociais)



Por que você deve assistí-lo?  Um drama potente para mostrar a opressão e tragédia coletiva de ser criança e mulher no Irã. Uma mulher recebe a proposta de ter estabilidade financeira através do casamento mas, para conseguir isso, tem que abrir mão do filho. Além de toda a denúncia que o filme realiza, muito mais potente por ter sido realizado por uma mulher diretora, que compreende e sente na pele a opressão de gênero no país.

0 comentários:

Caro (a) leitor(a)

Obrigada pelo seu interesse em comentar no MaDame Lumiére. Sua participação é muito importante para trocarmos percepções e opiniões sobre a fascinante Sétima Arte.

Madame Lumière é um blog engajado e democrático, logo você é livre para elogiar ou criticar o filme assim como qualquer comentário dentro do assunto cinema e audiovisual.

No entanto, não serão aprovadas mensagens que insultem, difamem ou desrespeitem a autora do blog assim como qualquer ataque pessoal ofensivo a leitores do blog e suas opiniões. Também não serão aceitos comentários com propósitos propagandistas, obscenos, persecutórios, racistas, etc.

Caso não concorde com a opinião cinéfila de alguém, saiba como respondê-la educadamente, de forma a todos aprenderem juntos com esta magnífica arte. Opiniões distintas são bem vindas e enriquecem a discussão.

Saudações cinéfilas,

Cristiane Costa, MaDame Lumière