Por Cristiane Costa, Editora e blogueira crítica de Cinema, especialista em Comunicação
8 1/2 Festa do Cinema Italiano chegou ao país em mais uma edição do que há de melhor na contemporânea Cinematografia da Itália. O Festival ocorre de 08 a 14 de Agosto nas cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Niterói (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Recife (PE), depois segue, de 15 a 21 de Agosto para Belém (PA), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), Londrina (PR), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Natal (RS) e Vitória (ES), em um total de 16 cidades que ampliam consideravelmente o circuito em comparação à edição anterior.
Este ano a ampliação do circuito conta com o patrocínio oficial da FIAT (FCA Group), igualmente uma marca italiana que, com esta iniciativa, dá um sentido robusto e acolhedor à parceria com o audiovisual, demonstrando a importância de empresas multinacionais e Brasileiras apoiarem as iniciativas de promoção da cultural e do desenvolvimento local do setor. O festival conta com o apoio da Embaixada da Itália em Brasília, parceria fundamental nas relações internacionais que definem e redefinem a promoção do 8 1/2 no país, além dos institutos Italianos de Cultura de São Paulo e do Rio de Janeiro, Cinecittà Luce e dos consulados Italianos das cidades que recebem o Festival.
Assim, esta edição abre mais espaço de exibição para variadas premières, além de obras que, posteriormente, entrarão em circuito nacional. Este alcance da distribuição do Festival em mais de 300 sessões programadas é uma marca de celebração para os organizadores, patrocinadores, realizadores e para o público Brasileiro que apreciam novas formas de se conectar com o Cinema mundial; principalmente o Cinema Italiano que tem uma miscelânea de boas narrativas que misturam o humor e o drama. Estima-se um público de 25.000 espectadores nestas duas semanas de evento.
Entre as principais novidades desta edição, chega Silvio e os outros (Loro), recente filme do consagrado Paolo Sorrentino (A Grande Beleza, Youth), no qual ele conta sobre o polêmico Silvio Berlusconi; Paolo Virzi e seu Noite Mágica (Notti Magiche) estão na programação como pré-estreia com distribuição da Imovision, assim como o imperdível Dafne , de Federico Bondi, distribuído pela Pagu, que traz uma história de uma mulher com Síndrome de Down, interpretada pela atriz Carolina Raspanti.
Entre os filmes presentes em outros Festivais e/ou premiados, destacam-se Lucia cheia de graça (Troppa Grazia) de Gianni Zanasi, parte da Quinzena dos realizadores no Festival de Cannes 2018, Bangla , de Phaim Bhuiyan, premiado como melhor Comédia Italiana de 2019 pelos críticos Italianos e o imperdível drama cômico, Euforia, de Valeria Golino, filme presente no Festival de Cannes 2018 na competição Mostra Un Certain Regard.
A programação conta com novos olhares e realizadores como Entre tempos (Ricordi) de Valerio Mieli , que fala sobre o amor inesquecível e Desafio de um campeão (Il Campione) de Leonardo D'Agostini, que aborda uma história de amizade e futebol.
Um dos momentos únicos é a presença do diretor Marco Tullio Giordana que tem seu longa, A melhor Juventude (La meglio gioventú), em exibição especial em cópia restaurada. Ele já está no Brasil para entrevistas e sessões com o público entre os dias 08 e 13 de Agosto, passando por conversas em São Paulo (08 e 09), Rio de Janeiro (10 e 11) e Goiânia (13).
Seu filme é resultado de um extenso trabalho de narrativa ao longo do tempo, que aborda a saga de uma família por mais de 40 anos, começando na década de 60, percorrendo diversos acontecimentos da história Italiana. É uma epopeia na filmografia do diretor, um clássico na Itália.
Como não poderia faltar a relação entre Cinema e Arte no 8 1/2 , haverá exibição do Ciclo Grande Arte no Cinema em comemoração aos 500 anos da morte de Leonardo da Vinci. Além dos cartazes oficiais do evento com recriações de obras primas de Caravaggio, Leonardo da Vinci, Botticelli, Raffaello e Michelangelo Buonarroti, serão exibidos as pré-estreias em documentário de Michelangelo - Infinito , de Emanuele Imbucci e Caravaggio - A Alma e o Sangue, de Jesus Garcés Lambert.
A programação oficial da grande Festa do Cinema Italiano pode ser consultada no site oficial https://www.festadocinemaitaliano.com/
Acompanhe o MaDame Lumière para algumas críticas dos filmes presentes na programação.
Confira o belo trailer desta imperdível Festa:
Fotos oficiais e trailer, uma cortesia Festa do Cinema Italiano e assessoria.
0 comentários:
Caro (a) leitor(a)
Obrigada pelo seu interesse em comentar no MaDame Lumiére. Sua participação é muito importante para trocarmos percepções e opiniões sobre a fascinante Sétima Arte.
Madame Lumière é um blog engajado e democrático, logo você é livre para elogiar ou criticar o filme assim como qualquer comentário dentro do assunto cinema e audiovisual.
No entanto, não serão aprovadas mensagens que insultem, difamem ou desrespeitem a autora do blog assim como qualquer ataque pessoal ofensivo a leitores do blog e suas opiniões. Também não serão aceitos comentários com propósitos propagandistas, obscenos, persecutórios, racistas, etc.
Caso não concorde com a opinião cinéfila de alguém, saiba como respondê-la educadamente, de forma a todos aprenderem juntos com esta magnífica arte. Opiniões distintas são bem vindas e enriquecem a discussão.
Saudações cinéfilas,
Cristiane Costa, MaDame Lumière