Sou MaDame Lumière. Cinema é o meu Luxo.

Por  Cristiane Costa ,  Editora e blogueira crítica de Cinema, e specialista em Comunicação O tempo passa e o terror a tubarõ...

Águas Rasas (The Shallows,2016)






Por Cristiane Costa,  Editora e blogueira crítica de Cinema, especialista em Comunicação



O tempo passa e o terror a tubarões continua sendo um bom tema para thrillers renovados. É natural que cineastas que apreciam a temática queiram ter um tubarão para chamar de seu.
Nessa seara, "Águas rasas" (The Shallows, 2016) de Jaume Collet-Serra é um filme bem dimensionado para ser eficiente no que propõe. Em 83 minutos cravados, Blake Lively interpreta Nancy, uma jovem que decide tirar um tempo para se recompor após a morte da mãe. Ao tentar superar uma morte, ela enfrenta outra face da morte: um tubarão determinado a eliminá-la. O que era para ser um dia lindo de praia, vira um pesadelo.






Collet- Serra , que transita entre o suspense, horror e ação em sua filmografia, aqui tem um ótimo equilíbrio entre o horror dos filmes marítimos aterrorizantes e a ação solitária da personagem de Blake Lively, corajosa e esperta para lutar pela vida.


Ao mesmo tempo que há uma melancolia natural em Lively, em permanecer isolada e em risco em uma praia, há uma força heróica, uma criatividade em se virar a qualquer custo, uma resiliência descomunal. Ela se supera nesse trabalho, afinal, não é fácil segurar um filme que depende bastante de um único personagem.




É um filme bem editado em toda narrativa e que interage com outros recursos audiovisuais como câmera e mobile dentro de determinados quadros, com realista fotografia. Fluído do início ao meio, depois com um clímax inesperado. Certamente, o pico dos nervos sobe pra valer!

Um longa que vale a pena ver! Com "A orfã", um dos melhores do diretor. Pela primeira vez, um filme do cineasta que mescla a tradição do terror do tubarão e o frescor contemporâneo.




0 comentários:

Caro (a) leitor(a)

Obrigada pelo seu interesse em comentar no MaDame Lumiére. Sua participação é muito importante para trocarmos percepções e opiniões sobre a fascinante Sétima Arte.

Madame Lumière é um blog engajado e democrático, logo você é livre para elogiar ou criticar o filme assim como qualquer comentário dentro do assunto cinema e audiovisual.

No entanto, não serão aprovadas mensagens que insultem, difamem ou desrespeitem a autora do blog assim como qualquer ataque pessoal ofensivo a leitores do blog e suas opiniões. Também não serão aceitos comentários com propósitos propagandistas, obscenos, persecutórios, racistas, etc.

Caso não concorde com a opinião cinéfila de alguém, saiba como respondê-la educadamente, de forma a todos aprenderem juntos com esta magnífica arte. Opiniões distintas são bem vindas e enriquecem a discussão.

Saudações cinéfilas,

Cristiane Costa, MaDame Lumière