Sou MaDame Lumière. Cinema é o meu Luxo.

Por  Cristiane Costa ,  Editora e blogueira crítica de Cinema, e specialista em Comunicação "Em busca da justiça"...

MaDame Western: Em busca da justiça (Jane got a gun, 2015)






Por Cristiane Costa,  Editora e blogueira crítica de Cinema, especialista em Comunicação


"Em busca da justiça" (Jane got a gun, 2015) é o western estrelado por Natalie Portman, uma das produtoras, e co-roteirizado por Joel Edgerton. Outros destaques: Ewan McGregor como o vilão (que está a cara de Daniel Day Lewis em "Sangue Negro") e uma ponta com Rodrigo Santoro.

É muito bem vindo um western quando a mulher tem mais protagonismo na narrativa, seja na ação e nas memórias. Esse gênero é bem masculino, então a premissa feminina é interessante.





O filme também se desenvolve de maneira convencional: há o pistoleiro e antigo amor que ajuda a mocinha (Edgerton) e Jane (Portman) poderia ter liderado e atirado mais. Essa é a principal contradição do longa; acaba deixando de explorar a personagem feminina, assim, Jane está longe da complexidade e fúria das mulheres Tarantinescas, por exemplo.


No geral, um dos atrativos é perceber que a câmera ama Natalie Portman, a combinação de sua delicadeza e força expressiva fez um ótimo contraponto com o rústico ambiente do faroeste. As belas fotografias nas quais ela surge cavalgando já valem a sessão!



A direção de Gavin O'connor não é tão notória aqui como em "Warrior", um dos seus melhores filmes. Ele permanece como um diretor com filmes irregulares nos quais sua marca pessoal não se destaca. No mais, o roteiro é estruturado de uma forma simples, direta e didática, mas tem um elemento surpresa que faz toda a diferença .






Então, qual é o doce sabor do filme além de Natalie Portman? O amor...ah, o amor e as voltas que o mundo dá, a justiça que tanto desejamos em meio ao sofrimento e hostilidades da vida.

A narrativa tem elementos de romance e de memórias entre Natalie Portman e Joel Edgerton que merece uma atenção especial. Pelo menos, dá para torcer por eles. De certa forma, é bonito ver os encontros e desencontros do amor e como as diferentes versões da vida precisam ser ouvidas.

Apesar de pecar por não desenvolver protagonista e vilão, o filme é um bom entretenimento como western com elementos românticos.



0 comentários:

Caro (a) leitor(a)

Obrigada pelo seu interesse em comentar no MaDame Lumiére. Sua participação é muito importante para trocarmos percepções e opiniões sobre a fascinante Sétima Arte.

Madame Lumière é um blog engajado e democrático, logo você é livre para elogiar ou criticar o filme assim como qualquer comentário dentro do assunto cinema e audiovisual.

No entanto, não serão aprovadas mensagens que insultem, difamem ou desrespeitem a autora do blog assim como qualquer ataque pessoal ofensivo a leitores do blog e suas opiniões. Também não serão aceitos comentários com propósitos propagandistas, obscenos, persecutórios, racistas, etc.

Caso não concorde com a opinião cinéfila de alguém, saiba como respondê-la educadamente, de forma a todos aprenderem juntos com esta magnífica arte. Opiniões distintas são bem vindas e enriquecem a discussão.

Saudações cinéfilas,

Cristiane Costa, MaDame Lumière