Sou MaDame Lumière. Cinema é o meu Luxo.

5 - A Fita Branca , Das Weiss Band "Um belo roteiro para o contemplar de uma atmosfera misteriosa que causa ressonâncias pertubad...

MaDame Retrospectiva - Top 5 Roteiros Originais - 2010


5 - A Fita Branca, Das Weiss Band

"Um belo roteiro para o contemplar de uma atmosfera misteriosa que causa ressonâncias pertubadoras. Imagens líricas de pura arte cinematográfica que, com tanta beleza, revelam a horripilante gestão do mal."





4 - Abutres, Carancho

"A podridão da máfia Argentina por trás dos seguros de acidentes de trânsitos é visceral, repugnante e comovente. A qualidade do argumento está em explorar e equilibrar um lamentável quadro social em meio à uma linda história de amor."






3 - Cópia Fiel, Copie Conforme

"Cópia Fiel é a mais fiel cópia de uma discussão de relação em um roteiro que discursa tão verdadeiramente sobre sentimentos afetivos entre um homem e uma mulher que chega a ser poeticamente realista, impregnado de várias camadas. Uma envolvente obra prima em um roteiro digno da atemporal Arte!"






2 - Mary & Max - uma amizade diferente, Mary and Max

" Roteiro inteligente que carrega a melancolia e a solidão das grandes cidades e apresenta uma amizade rara e diferente entre um idoso e uma garota. Neurótico, delicado, amargo, complexo e magnificamente moderno, são imagens fílmicas que provocam lágrimas e risos."




1 - A Origem, Inception

"A originalidade e refinamento dos visionários Nolan brinda a sétima Arte com um roteiro genial e imaginativo sobre espionagem corporativa e a redenção de um homem no mundo dos sonhos. A criação de um argumento no qual não há fronteiras para a criativa mente humana e uma estrutura organizada de como adentrar os sonhos faz de Origem uma magnífica obra prima do Cinema Moderno. "

8 comentários:

  1. Não assisti a três filmes de sua lista, mas gosto muito dos roteiros de "A origem" e "A Fita Branca".

    ResponderExcluir
  2. Adorando esta retrô da Madame!

    Decerto Inception esta no lugar certo.

    Bjs
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  3. Esto contigo, "A origem" merece. Afinal, tudo aquilo é uma loucura muito bem orquestrada por Nolan, o roteiro em mãos erradas seria algo completamente confuso e sem nexo.

    ResponderExcluir
  4. Não se pode discordar da qualidade acima de qualquer suspeita dos roteiros lembrados. Ainda que eu não tenha visto o filme Cópia fiel.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Madame...

    Vou fazer um comentário único para todas as categorias, pode ser???

    Bom, se tu acredtia ainda não assisti Preciosa, Coração Louco ou Educação. Minhas Mães e Meu Pai não passou nos cinemas da minha cidade, daí não assisti, mas posso tentar dar uma opinião aqui e ali!!

    Primeiro adorei ver Juliette Binoche no primeiro lugar! Adoro todos os filmes que ela faz, sem falar que ela é linda e uma atriz excelente!! Como sempre, não vi Cópia Fiel, mas assim que puder eu vejo!! Me salvei pelo menos com A Rede Social e A Origem, esses eu assisti, e te digo que eu não achei tão brilhante a atuação da Cotlard. Amo ela, é minha atriz preferida, mas não gostei nada nada dela no filme!! Não por falha dela e sim do roteiro, nem sequer fiquei torcendo pro DiCaprio ou entendi direito a relação dos dois, pq é uma personagem muito estranha !!! Ainda assim concordo que A Origem seja o roteiro original do ano, apesar das falhas!!

    Como disse não assisti Coração Louco, por isso não posso falar do Bridges, mas para mim a atuação do DiCaprio em Ilha do Medo foi a melhor do ano!!! Sem comparação!!! Eisenberg foi ótimo sim, mas DiCaprio deu calafrios!!! Até agora eu não sei se ele era louco, ou policial... só sei que ele é um gênio!!

    Estou louco pra assistir O Escritor Fantasma, todo mundo fala tão bem... Toy Story eu assisti e amei como todo mundo!!!

    Beijos Madame...
    Fico aguardando os outros posts do Madame Retro!!

    ResponderExcluir
  6. Nolan é unanimidade na comunidade por A Origem, assim como a menção a Mary e Max. Preciso ver Cópia Fiel assim q estrear comercialmente.

    Madame, um ótimo ano pra vc e para o blog, q a gente continue compartilhando nossas visões sobre a sétima arte em 2011. Um excelente ano e filmes ainda mais inesquecíveis!

    ResponderExcluir
  7. Meu favorito é "A Origem". Quero muito conferir os outros indicados.

    Beijos! ;)

    ResponderExcluir
  8. Preciso ver Abutres e Cópia Fiel aqui. Adoro os outros três.

    ResponderExcluir

Caro (a) leitor(a)

Obrigada pelo seu interesse em comentar no MaDame Lumiére. Sua participação é muito importante para trocarmos percepções e opiniões sobre a fascinante Sétima Arte.

Madame Lumière é um blog engajado e democrático, logo você é livre para elogiar ou criticar o filme assim como qualquer comentário dentro do assunto cinema e audiovisual.

No entanto, não serão aprovadas mensagens que insultem, difamem ou desrespeitem a autora do blog assim como qualquer ataque pessoal ofensivo a leitores do blog e suas opiniões. Também não serão aceitos comentários com propósitos propagandistas, obscenos, persecutórios, racistas, etc.

Caso não concorde com a opinião cinéfila de alguém, saiba como respondê-la educadamente, de forma a todos aprenderem juntos com esta magnífica arte. Opiniões distintas são bem vindas e enriquecem a discussão.

Saudações cinéfilas,

Cristiane Costa, MaDame Lumière