Sou MaDame Lumière. Cinema é o meu Luxo.

MaDame Retrospectiva  por Cristiane Costa (2017) Esta lista top 10 filmes assistidos da 41ª Mostra é a oportunidade de ...

TOP 10 Filmes assistidos na Mostra SP 2017


MaDame Retrospectiva 
por Cristiane Costa
(2017)





Esta lista top 10 filmes assistidos da 41ª Mostra é a oportunidade de apresentar-lhes as recentes descobertas do blog no tradicional festival de Cinema de São Paulo e deixar registrado as melhores experiências  e dicas que não podem passar desapercebidas nessa Retrospectiva.

A opção por esta lista também tem o objetivo de recomendar esses títulos aos cinéfilos considerando que a maior parte deles não constará na lista de melhores filmes do ano do blog pois não foram lançados comercialmente nos cinemas Brasileiros em 2017.

Não deixe de colocá-los em sua watching list, caso ainda não os conheça!
Filmes imperdível!







10 - Essa é a nossa terra, de Lucas Belvaux

Um pequeno drama francês sobre política x a vida comum de uma emergente política. Bem realizado e diz muito sobre a Europa.




9 - Esplendor, de Naomi Kawase


A delicada direção de Kawase permanece,  a beleza aqui é a empatia de imaginar a vida com os olhos de um cego.



8 - Oh, Lucy, de Atsuko Hirayanagi


 Lucy se apaixona e viaja em busca do amor, assim esta comédia dramática aborda a decepção com graça e isso também dói.






7 - O dia depois, de Hong Sang-Soo

Sang-Soo realiza mais uma boa dramédia de relacionamentos. Entre perdas, idas e voltas, o amor continua deixando marcas.





6 - Scary mother, de Ana Urushadze

Uma mulher de meia idade mergulha em uma dramática jornada entre a permanência do tradicional e a libertação. Excelente atriz!



5 - A trama, de Laurent Cantet

Realiza um ótimo suspense que combina escrita ficcional na história com dramaturgia audiovisual e temática da juventude.





4 - As filhas de Abril, de Michel Franco

Um rompante familiar que coloca em evidência a insanidade de uma mãe. Mais uma vez, Franco adora chocar.




3 - Happy End, de Michael Haneke

O gosto amargo da burguesia pelas lentes de Haneke. Uma dramédia que mostra a  pobreza do pensamento elitizado e frio.



2 - Custódia, de Xavier Legrand

A violência e obsessão doméstica levada ao limite do horror psicológico. Tensão do começo ao fim, sem dar trégua.





1 - três anúncios para um crime, de Martin McDonagh

Roteiro brilhante com excelente desenvolvimento de  todos os personagens. Uma pequena obra prima na qual é possível mudar.


0 comentários:

Caro (a) leitor(a)

Obrigada pelo seu interesse em comentar no MaDame Lumiére. Sua participação é muito importante para trocarmos percepções e opiniões sobre a fascinante Sétima Arte.

Madame Lumière é um blog engajado e democrático, logo você é livre para elogiar ou criticar o filme assim como qualquer comentário dentro do assunto cinema e audiovisual.

No entanto, não serão aprovadas mensagens que insultem, difamem ou desrespeitem a autora do blog assim como qualquer ataque pessoal ofensivo a leitores do blog e suas opiniões. Também não serão aceitos comentários com propósitos propagandistas, obscenos, persecutórios, racistas, etc.

Caso não concorde com a opinião cinéfila de alguém, saiba como respondê-la educadamente, de forma a todos aprenderem juntos com esta magnífica arte. Opiniões distintas são bem vindas e enriquecem a discussão.

Saudações cinéfilas,

Cristiane Costa, MaDame Lumière