Sou MaDame Lumière. Cinema é o meu Luxo.

Entre uma das justiças do Oscar 2011 está o prêmio de melhor Canção Original para Randy Newman , por We Belong together , composição elabor...

Maratona Oscar 2011: Toy Story e Randy Newman, enfim uma parceria reconhecida pelo Oscar



Entre uma das justiças do Oscar 2011 está o prêmio de melhor Canção Original para Randy Newman, por We Belong together, composição elaborada para a animação Toy Story 3. Não é o primeiro prêmio da Academia entregue a Newman. Em 2002 ele ganhou a estatueta dourada por If I didn't have you, de Monstros S.A., no entanto, apesar do não ineditismo, é preciso entender o porquê a recente premiação é uma conquista diferenciada, de reconhecimento ao trabalho do talentoso músico e de sua duradoura história de amor e amizade com uma das melhores animações de todos os tempos, Toy Story.

Um dos conceitos principais do prêmio de melhor Canção Original é que o compositor se dedica a elaborar uma canção exclusivamente para o filme. É como buscar no filme a inspiração para a letra e a música, independente de quem será o intérprete; é construir verdadeiramente uma relação entre a música e o filme, entre o compositor, a história e os personagens. Tendo em vista essa premissa, Randy Newman é um excelente exemplo de compositor que desenvolveu um casamento de sucesso com Toy Story, ainda que não tenha ganhado todos os prêmios das canções de Toy Story indicados nos Óscares de 1996 e 2000, respectivamente, You've Got a Friend in Me e When She loved Me.

Assim como Toy Story entrou nos corações de milhões de pessoas em todo o mundo, ela também entrou no coração de Randy Newman que se empenhou a elaborar todas essas canções tão memoráveis e não havia ganhado nenhum Oscar pela sua dedicação. Por conta das derrotas de Newman em Óscares anteriores, principalmente em 1996, We Belong Together veio a fazer justiça a Newman e a todos os ToyStorianos; além de ser uma música de ritmo dançante e contagiante, embutida de alegria, amizade, lealdade e afeto, o prêmio foi conquistado em um contexto de despedida a Toy Story. É fechar o ciclo de uma jornada musical e cinematográfica inesquecível, é celebrar com Randy Newman essa intensa e justa felicidade, é cantar a maior declaração de amor a Toy Story : "Nós vamos continuar assim sempre, você e eu."



Leia na íntegra Resenha Toy Story 3
no MaDame Trilogias





3 comentários:

  1. Acho fenomenal essa capacidade de transcrever para a música toda a representação visual e conceitual de um filme. Não é uma tarefa muito fácil mesmo. E pra mim, Randy Newman sempre conseguiu êxito. Mais do que justo dessa vez, ele ganhar o Oscar pela canção =)

    Bacana seu espaço, posso te adicionar no meu blogroll?

    Bjo!

    Natalia Xavier

    ResponderExcluir
  2. Compreendo os que torceram pelo Randy, mas eu acho que a música dele não deveria ter vencido. Meu voto iria para "I See the Light", do mestre Alan Menken! :)

    ResponderExcluir
  3. Adoro Randy Newman! Ouço as músicas de "Toy Story" e sinto aquela felicidade e o dia awsome! rsrs. Estava torcendo para ele ganhar. rsrs.

    Beijos! ;)

    ResponderExcluir

Caro (a) leitor(a)

Obrigada pelo seu interesse em comentar no MaDame Lumiére. Sua participação é muito importante para trocarmos percepções e opiniões sobre a fascinante Sétima Arte.

Madame Lumière é um blog engajado e democrático, logo você é livre para elogiar ou criticar o filme assim como qualquer comentário dentro do assunto cinema e audiovisual.

No entanto, não serão aprovadas mensagens que insultem, difamem ou desrespeitem a autora do blog assim como qualquer ataque pessoal ofensivo a leitores do blog e suas opiniões. Também não serão aceitos comentários com propósitos propagandistas, obscenos, persecutórios, racistas, etc.

Caso não concorde com a opinião cinéfila de alguém, saiba como respondê-la educadamente, de forma a todos aprenderem juntos com esta magnífica arte. Opiniões distintas são bem vindas e enriquecem a discussão.

Saudações cinéfilas,

Cristiane Costa, MaDame Lumière