Sou MaDame Lumière. Cinema é o meu Luxo.

Disponível na Amazon Prime Video #Thrillerpsicológico #Horror  #Violência   Por  Cristiane Costa ,  Editora e blogueira crítica de Cinema, e...

Fúria incontrolável (Unhiged, 2020)





Disponível na Amazon Prime Video


#Thrillerpsicológico #Horror  #Violência
 


Por Cristiane Costa,  Editora e blogueira crítica de Cinema, especialista em Comunicação



O eterno gladiador Russell Crowe retorna à telinha de forma assustadora e perigosa como um homem comum, insano e furioso que, após uma discussão de trânsito, decide perseguir e aterrorizar Rachel Hunter (Caren Pistorius) e seu filho Kyle (Gabriel  Bateman). Os créditos iniciais já entregam um bom argumento e cenas documentais e antecipam o caos presente no cotidiano, no qual as pessoas externalizam suas intolerâncias e violências de toda natureza de forma gratuita, letal e sem sentido.







O personagem de Russell Crowe é como um estranho em um dia de fúria. O público não sabe seu passado, sua história, suas relações. Ele surge como uma pessoa qualquer no trânsito e uma buzinada é suficiente para revelar seu temperamento obsessivo e homicida.  Atrasada para o trabalho, Rachel enfrenta o trânsito insuportável como qualquer cidadão. O que ela não esperava é que uma discussão mudaria o seu dia com a presença de um real psicopata na traseira do seu carro em diferentes momentos. Muito mais do que um insuportável stalker, esse homem está disposto a matá-la.










É um filme interessantíssimo partindo desta analogia de como o trânsito desperta o pior das pessoas. Na verdade, o ritmo acelerado e caótico da vida contemporânea é apenas o estopim para revelar a verdadeira e maléfica essência do ser humano, deste modo, a situação retratada pelo diretor Derrick Borte é o meio para tornar visível que uma discussão aparentemente banal pode trazer desdobramentos aterrorizantes e danosas para os envolvidos. Situações como esta não ocorrem apenas no trânsito, mas estão em vários espaços e estampam os programas sensacionalistas. São discussões em bares, restaurantes, mercados, ruas, festas,  vizinhanças em geral. É como um vírus da intolerância que impacta vidas, colocando muitos em risco e como vítimas da violência.









Após a experiência com todo o horror deste filme, alguns podem vir a dizer: "Rachel só teve o azar de cruzar com um psicopata. Isso é somente um filme, não a  realidade".  Mero engano! O diferencial da narrativa é exatamente o exagero do roteiro e diretor. Algumas cenas são realmente dignas de exploitation, com situações bizarras e absurdamente imediatistas e violentas, como se o ser humano não fosse absolutamente nada. Porém, se analisarmos que é o que vem acontecendo no cotidiano, em maior ou menor grau, o filme utiliza recursos de forte exagero para reforçar que , infelizmente, a intolerância da sociedade e a banalização da vida  estão atingindo níveis severos de uma psicopatia social.







As cenas de perseguição em carros pelas ruas, a utilização do celular e as tomadas do psicopata com os amigos e/ou familiares de Rachel são recursos clássicos e garantem uma tensão constante, levando em conta que colocam forte pressão e culpa sob Rachel, continuamente alvo das chantagens e vinganças deste louco. Apesar do desfecho ter sido muito rápido, podendo ter sido trabalhado de forma mais cuidadosa, o longa apresenta boas atuações, fotografia e ritmo e é bem sustentado pela competência de Russell CroweCaren Pistorius.  




Disponível na Amazon Prime, Fúria Incontrolável possibilita uma reflexão necessária partindo da ideia de que a maioria da violência atual continua deixando mais pontos de interrogação do que de exclamação.  O que leva as pessoas a serem tão abusivas, violentas e vingativas? Seguramente, a intolerância por motivos torpes em situações banais nas quais poderia haver mais diálogo e entendimento é uma delas.






0 comentários:

Caro (a) leitor(a)

Obrigada pelo seu interesse em comentar no MaDame Lumiére. Sua participação é muito importante para trocarmos percepções e opiniões sobre a fascinante Sétima Arte.

Madame Lumière é um blog engajado e democrático, logo você é livre para elogiar ou criticar o filme assim como qualquer comentário dentro do assunto cinema e audiovisual.

No entanto, não serão aprovadas mensagens que insultem, difamem ou desrespeitem a autora do blog assim como qualquer ataque pessoal ofensivo a leitores do blog e suas opiniões. Também não serão aceitos comentários com propósitos propagandistas, obscenos, persecutórios, racistas, etc.

Caso não concorde com a opinião cinéfila de alguém, saiba como respondê-la educadamente, de forma a todos aprenderem juntos com esta magnífica arte. Opiniões distintas são bem vindas e enriquecem a discussão.

Saudações cinéfilas,

Cristiane Costa, MaDame Lumière