Sou MaDame Lumière. Cinema é o meu Luxo.

Rapidinhas no MaDame: Porque o que importa é o prazer da Cinefilia Sobre a história: Carl Casper ( Jon Favreau ) é um chef de...

Rapidinhas no MaDame: Chef (Chef) - 2014

Rapidinhas no MaDame:
Porque o que importa é o prazer da Cinefilia






Sobre a história: Carl Casper (Jon Favreau) é um chef de restaurante que perde o emprego e dá início a um negócio próprio, um food truck. Sua força de vontade, entusiasmo e paixão pela gastronomia criativa o aproxima do filho Percy (Emjay Anthony) e de leais amigos.



Opinião Geral sobre o filme:   Chef é um filme gostoso de assistir, não somente pela gastronomia apetitosa que aparece em tela e aguça os sentidos mas também por ser um projeto pessoal de Jon Favreau que assina a direção, o roteiro e é um protagonista carismático e de personalidade autêntica. Sua personagem une a figura de um homem comum, com problemas para dar atenção ao filho e em dificuldades financeiras e profissionais assim como um chef talentoso, carismático e com potencial de crescimento.
A história  tem um efeito colateral solar e alegre devido ao bom humor de Jon Favreau, que divide cena com seu amigo Martin (John Leguizamo) e sua ex-esposa Inez (Sofia Vergara),  resgata o espírito da informalidade e simplicidade latinas e tem locações na ensolarada Miami e em vários pontos itinerantes que inspiram novas viagens.
O roteiro é eficiente e só poderia vir de uma inspiração de Jon Favreau, que demonstra sua paixão pela comida. O diferencial é a construção de uma narrativa simples que apresenta valores como a liberdade, a criatividade, a família, amigos e paixões em um formato que traz os encantos de um road movie. Ao investir em um food truck, ele viaja por várias cidades. Esses percursos ajudam a criar uma mensagem de trilhar o próprio caminho na vida e vivenciar aquilo que havia sido deixado de lado e que, agora, pode ser vivido intensamente. Ele também conta uma história motivadora  pois reúne um misto de empreendedorismo, determinação e talento.
Para completar o charme do filme, Jon Favreau chamou atores queridos de seu círculo para pequenas participações que demonstram uma ideia de lealdade e camaradagem como Molly (Scarlett Johansson), Marvin (Robert Downey Jr), Riva (Dustin Hoffman) e apresenta uma excelente habilidade para coordenar  a fotografia gastronômica, visualmente deliciosa, com a bem articulada montagem final.

O desprazer:  Não chega a ser um desprazer porém é necessário alertá-los: assista ao filme após comer bem ou prepare um sanduíche para a sessão. Esse filme desperta uma fome impressionante!


Por que vale a rapidinha?  Filme simples, bonito, inspiracional e com boas vibrações. Qualquer um pode se identificar com Carl Casper em algum momento da vida; ter que dar a volta por cima, contar com os amigos e encontrar um novo caminho para a carreira e a família.


Ficha técnica do filme ImDB Chef

0 comentários:

Caro (a) leitor(a)

Obrigada pelo seu interesse em comentar no MaDame Lumiére. Sua participação é muito importante para trocarmos percepções e opiniões sobre a fascinante Sétima Arte.

Madame Lumière é um blog engajado e democrático, logo você é livre para elogiar ou criticar o filme assim como qualquer comentário dentro do assunto cinema e audiovisual.

No entanto, não serão aprovadas mensagens que insultem, difamem ou desrespeitem a autora do blog assim como qualquer ataque pessoal ofensivo a leitores do blog e suas opiniões. Também não serão aceitos comentários com propósitos propagandistas, obscenos, persecutórios, racistas, etc.

Caso não concorde com a opinião cinéfila de alguém, saiba como respondê-la educadamente, de forma a todos aprenderem juntos com esta magnífica arte. Opiniões distintas são bem vindas e enriquecem a discussão.

Saudações cinéfilas,

Cristiane Costa, MaDame Lumière